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10 ferramentas essenciais para evoluíres no marketing digital

Sendo que há centenas de ferramentas de marketing digital, e todos os dias surgem mais, não é humanamente possível conhecê-las todas.

Mas pensa em ti como um médico de família: não tens necessariamente de ser especialista, mas deves saber um pouco de tudo. É isso que te recomendo, com estas 10 ferramentas essenciais para evoluíres no marketing digital.

 

Google Analytics

Para conheceres o público, tens de acompanhar o seu comportamento. Para isso, não há melhor do que o Google Analytics, que te mostra estatísticas de tudo quanto é ação dos visitantes das tuas páginas. E a vantagem é que a Google tem cursos gratuitos sobre as suas ferramentas, portanto podes aprender quando e onde quiseres.

 

Google Ads

Boa parte da receita da Google vem do Google Ads, assim como boa parte das leads das empresas vem de anúncios no Google. No caso de te quereres especializar numa área do marketing digital, esta parte dos anúncios é uma boa aposta.

 

Meta Business Suite

Todo o mundo do Facebook e Instagram concentra-se aqui. É o local onde podes criar e gerir posts patrocinados, onde podes criar e agendar posts para Facebook e Instagram e onde tens estatísticas detalhadas sobre as atividades nestas redes sociais.

 

Swonkie

De origem portuguesa, o Swonkie é uma das principais plataformas de gestão de redes sociais no mundo. Permite gerir dezenas de perfis de redes sociais diferentes, criar e agendar posts, acompanhar métricas de performance e o trabalho dos concorrentes, entre outras funcionalidades que agilizam muito o trabalho das empresas, nomeadamente dos gestores de redes sociais;

 

Hotjar

Tem como objetivo analisar o comportamento dos visitantes do website, criando mapas de calor com base nas suas ações, bem como gravar as sessões desses visitantes em vídeo, para entender o comportamento dos clientes dentro do website. Analisando as sessões em vídeo, consegue-se entender perfeitamente os principais problemas do site, o que está a falhar e o que se pode melhorar, por forma a aumentar as conversões.

 

Ubersuggest

É uma ferramenta gratuita, que não é só de SEO, mas de conteúdo que deverá ser trabalhado pelo SEO. Aqui, podes encontrar ideias para novos conteúdos para um site ou blog, analisar o diferente volume de busca de cada palavra-chave dos anúncios, obter ideias de palavras-chave, entre outras funcionalidades.

 

WordPress

É a maior plataforma de criação de conteúdos do mundo, em especial de sites e blogs. Além de ser gratuita, é segura e extremamente simples de configurar e começar a utilizar.

 

E-Goi

Focado na automação de marketing multicanal, o E-goi destaca-se principalmente pelas ferramentas de e-mail marketing que disponibiliza, nomeadamente na criação de newsletters e gestão de bases de dados.

 

Adobe Illustrator

Junto com o Photoshop, é a principal ferramenta de edição de imagens, permitindo a edição perfeita de imagens vetoriais, seja para web, mobile ou impressão.

 

Canva

É muito utilizado para templates de imagens, sobretudo para redes sociais. Sendo uma plataforma gratuita, não garante a qualidade das imagens trabalhadas no Photoshop ou no Illustrator, mas serve bastante bem para quem quer trabalhar na parte de design.

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