10 soft skills fundamentais para iniciares a tua carreira em marketing digital

Isto pode ser novidade para ti, mas quem trabalha em marketing digital são pessoas, não máquinas. Quem compra? Também são pessoas. Por isso, as competências comportamentais acabam por se sobrepor a algumas competências técnicas.

Isto são as soft skills: as competências humanas e comportamentais, que envolvem a tua relação com os outros e contigo mesmo, em diferentes aspectos do dia a dia.

Então, quer dizer que basta que te dês bem com os outros, para trabalhares em marketing digital? Não, não basta. Mas se tiveres estas 10 soft skills, é muito provável que a tua carreira no marketing digital evolua favoravelmente.

1 – Empatia

A capacidade para ouvir os outros, sejam colegas ou clientes, e de tentar ajudá-los nas dificuldades, dores ou necessidades que sentem é essencial, para compreender e conhecer o público.

 

2 – Colaboração/Trabalho em equipa

O resultado do teu trabalho não depende só de ti. Isto retira algum egoísmo, mas também alguma ansiedade, a quem trabalha em marketing digital. Vai ser sempre um trabalho de equipa. O copy vai precisar do designer, que vai precisar do web developer, que vai precisar do gestor de tráfego… e por aí vai.

 

3 – Comunicação eficaz

Não precisas de ter o dom da oratória ou da escrita, mas tens de ter clareza nas mensagens que transmites aos teus colegas, aos colegas de outros departamentos, aos clientes, aos potenciais clientes e a outras empresas.

 

4 – Negociação

Aplica-se sobretudo à parte comercial e à relação com clientes, mas mesmo dentro da empresa, na relação com outros departamentos ou com os teus colegas de departamento, tens de ter capacidade para negociar prazos com o gestor de conta, por exemplo.

 

5 – Flexibilidade/Adaptabilidade

Dentro do marketing digital, há várias funções pelas quais podes passar, seja em ambiente de agência ou num departamento de marketing numa empresa. Quanto mais flexível fores, mais chances de sucesso terás.

 

6 – Vontade de aprender

A flexibilidade e adaptabilidade vêm coladas à vontade de aprender, que deve estar sempre presente, ainda mais no marketing digital, num ambiente que muda muito rapidamente e constantemente.

 

7 – Sentido de humor

É um sinal de inteligência emocional e está ligado a um bom ambiente de trabalho. Mesmo quando as coisas não correm bem, as ideias ou os negócios não avançam, há que saber olhar criticamente para essas situações e enfrentá-las com bom humor.

 

8 – Criatividade

Em todas as áreas do marketing digital, ser criativo vai abrir-te portas. Seja criatividade para criar um texto, uma imagem ou para dar a volta a um negócio que tinha tudo para dar para o torto.

 

9 – Liderança

Esta soft skill é muitas vezes confundida com austeridade dos patrões ou chefes, mas a liderança não pertence só a cargos superiores. Mesmo dentro de uma equipa pequena, cada um deve ser líder e responsável pelo seu trabalho e por puxar positivamente pelo trabalho dos outros, não só apontando o caminho, mas fazendo o caminho junto com eles.

 

10 – Pensamento crítico

No marketing digital, é essencial que não vás com os outros, se não achas que deves ir. Deves ter honestidade e sinceridade (outras soft skills) para criticar construtivamente e deves ter essa abertura de pensamento para dizeres o que te incomoda, no sentido de o trabalho de toda a equipa ser melhor.

Tal como as capacidades técnicas, as capacidades comportamentais também podem e devem ser trabalhadas. E é também para isso que eu cá estou, para te ajudar a desenvolver a nível pessoal e profissional, para iniciares o teu caminho no marketing digital!

Conteúdos neste artigo

Artigos Recentes

> Como criar uma newsletter Ver Mais
> 5 mitos sobre E-mail Marketing Ver Mais
> Top 10 melhores ferramentas de e-mail marketing Ver Mais
Partilhe este Artigo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn